Descarte consciente

As ações para coleta de pilhas e baterias usadas ainda são pequenas, mas podem se disseminar com mais rapidez a partir da sua participação.

Devido a falta de informação sobre os pontos de coleta e à necessidade da participação da sociedade para o êxito do programa de reciclagem das pilhas e baterias usadas; nós da Br55, fizemos uma relação de pontos de coleta em todo o país com o intuito de facilitar, direcionar e aumentar a participação da população.

Abaixo, você encontrará marcas, empresas e instituições responsáveis e comprometidas com o meio ambiente e com a sustentabilidade através da prática de ações como essa. Participe você também, entregando suas pilhas usadas nestes pontos de coleta. Se tiver conhecimento de mais pontos de coleta, contamos com a sua informação para aumentar ainda mais esta relação.

Selecione abaixo o estado e cidade e encontre os pontos de coleta:

Confira abaixo a relação de pontos de coleta na sua cidade.
topo

RESOLUÇÃO CONAMA
nº 401, de 4 de novembro de 2008

Publicada no Diário Oficial da União nº 215, de 5 de novembro de 2008, Seção 1, página 108-109

Correlação:
Revoga a Resolução CONAMA no 257/99
Estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio emercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado.

A resolução preconiza que todos os pontos de venda de pilhas e baterias do País terão que informar e oferecer aos consumidores postos de coleta seletiva para receber os produtos orientando-os sobre como proceder quanto à remoção destas pilhas e baterias após a sua utilização. Caberá ao comércio varejista encaminhar o material recolhido aos fabricantes e importadores que, por sua vez serão responsáveis pela reciclagem ou, quando não for possível, pelo descarte definitivo em aterros sanitários licenciados.

A norma prevê ainda que nos materiais publicitários e nas embalagens de pilhas e baterias fabricadas no País ou importadas, deverão constar de forma clara, visível e em língua portuguesa a simbologia indicativa da destinação adequada, as advertências sobre os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, bem como a necessidade de após seu uso serem encaminhadas aos revendedores ou à rede de assistência técnica autorizada.

Fonte: Redação do MMA, Revista Envolverde
Autor: Luiza

topo

SGS - Relatório de Teste Br55

Metais Pesados nas Baterias (2006/66/EC)
Itens Testados Unidade Método de teste (Referência) Resultado MDL Limite
Cádmio (Cd) %(w/w) Método de Digestão Ácida ICP-OES ND 0,001 0,002
Chumbo (Pb) %(w/w) Método de Digestão Ácida ICP-OES ND 0,001 -
Mercúrio (Hg) %(w/w) Método de Digestão Ácida ICP-OES ND 0,0001 0,0005
*ND = Não detectável
*MDL = Método de Detecção Limite
topo
© 2012 Br55 Pilhas. Todos os direitos reservados. Importada por Energética do Brasil